Técnicos fazem formulação ao vivo durante a Techlab

Como parte da programação da Expotech Bahia, a Wacker e a Morais de Castro promoveram um laboratório prático voltado para o mercado de cuidados pessoais, enfatizando os benefícios que o silicone adiciona em diferentes formulações.

Com base nas tendências e perfis atuais de consumo identificados pela Mintel, dois tópicos principais inspiraram a apresentação de Mateus Camelim, técnico químico da Wacker: o Climate Complexity, que reflete a preocupação do consumidor com a sustentabilidade; e o In Control, que busca produto personalizado para quem gosta de ter o controle de suas ações de consumo.

Para melhor retratar estes perfis, Cristina Moreira, química de aplicação da Wacker, apresentou quatro protótipos de produtos cosméticos:

• Máscara em Barra: Além de trazer benefícios de proteção ao cabelo, melhorando o brilho e a maciez dos fios, é também um produto sustentável por não consumir água no processo produtivo.

• Hidrogel Pós-Sol: Hidrata a pele queimada de sol através de uma formulação com sensorial agradável e refrescante.

• Leave-In Multiuso: Formulação base adaptável a todas as necessidades e tipos de cabelo.

• Shampoo e Condicionador: Sugestão de formulação para tratamento de danos capilares profundos com poucos ingredientes e alta performance.

Optamos por apresentar protótipos e outras formulação sugestivas de produtos que convergem com os perfis de consumo atuais, mas que também atendem às necessidades reais do público brasileiro. O leave-in, por exemplo, é para pessoas com cabelos cacheados que buscam produtos personalizados a suas características capilares. Já a máscara em barra, atende o cliente em busca de sustentabilidade. Sua formulação dispensa uso de água, o que, em uso de grande escala, reverte em benefícios ao meio ambiente”, disse Camelim.

Uma novidade apresentada durante o evento foi o produto Belsil DM 5701, utilizado como base para formulações a frio. O público pôde interagir com o produto e ver a facilidade com que é possível misturá-lo à água e obter uma base leve e estável, com todos os benefícios sensoriais do silicone.

O evento foi bem recebido pelo público de quase 50 atentos formuladores. Satisfeita com o resultado da participação na feira ao lado da Morais de Castro, a equipe da Wacker afirma que já está ansiosa pela próxima edição da Expotech e do Techlab. “Foi muito positiva nossa participação. Tivemos a oportunidade de responder a vários questionamentos sobre a correta formulação de produtos cosméticos, tirar dúvidas sobre o uso e a formulação com silicones e mostrar sua aplicabilidade e os benefícios que podem trazer ao consumidor final”, disse Moreira.

privacy
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Políticas de Privacidade.