Morais de Castro garante renovação do Selo da Diversidade Étnico-Racial com boas práticas na valorização e na contratação de pessoas

Promover a diversidade e a equidade racial e desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. Este é o objetivo do Selo da Diversidade Étnico Racial, programa da Secretaria de Reparação da Prefeitura de Salvador que certifica empresas e instituições, a exemplo da Morais de Castro, que adotam boas práticas de equidade racial na gestão de pessoal.

De acordo com o time de Qualidade e Sistemas de Gestão e de Recursos Humanos da Morais de Castro, a diversidade nas organizações permite melhorar a cultura organizacional da empresa, aumentar a produtividade e colher melhores resultados. “Ao receber o selo, a empresa assume o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho, conscientizando sobre a questão de forma mais humanizada e respeitosa”, afirma.

Entre as inúmeras ações adotadas pela Morais de Castro, estão a realização de processo de recrutamento e seleção voltado a competência e meritocracia; manutenção de um ambiente de trabalho que respeita e valoriza as diferenças, realização de campanhas internas de conscientização sobre a diversidade e equidade racial, divulgação do Selo da Diversidade Étnico Racial entre os seus clientes, fornecedores e entidades de classe, com intuito de motivá-los a desenvolver o programa, e cooperação com a Secretaria Municipal da Reparação de Salvador, incluindo participação em eventos, projetos e workshops de promoção da equidade racial nas empresas.

As iniciativas são também desenvolvidas nos processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores, por meio da parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), proporcionando a inclusão da juventude negra no mercado de trabalho.

Segundo Nataly Ferreira, assistente de qualidade e sistemas de gestão, a Morais de Castro faz parte da categoria Compromisso e anualmente reafirma o engajamento para promoção de ações de combate ao racismo. “Uma organização composta por equipes de colaboradores, formadas por pessoas de diferentes grupos culturais é mais criativa e inovadora”, conclui.

Para maiores informações sobre este programa, acesse www.reparacao.salvador.ba.gov.br/index.php/selo-da-diversidade.