Novas soluções para as operações Onshore

 

Valentina Lozano, líder do segmento de Petróleo e Gás.

Apesar de estar presente há 60 anos como fornecedora de insumos para o segmento de petróleo e gás, a Morais de Castro decidiu há alguns anos aumentar a sua especialização na área para melhor atender a este segmento nas regiões Norte e Nordeste.

Tal estratégia originou-se na compreensão de que o mercado vinha mudando com os desinvestimentos da Petrobrás nas suas operações em poços maduros onshore e em águas rasas, a fim de dar mais foco a suas operações de exploração em águas profundas. Esta mudança gerou uma reorganização no mercado produtor e de prestação de serviços na nossa região, criando a necessidade de novas soluções químicas e logísticas para este mercado.

A Morais de Castro investiu na sua especialização técnica para melhor atender a este segmento e buscou as soluções químicas mais adequadas às necessidades dos seus clientes. Estas soluções incluem não só os produtos tradicionalmente utilizados nestas operações, mas também produtos alternativos ou tecnologicamente mais avançados, que possam gerar uma maior eficiência e competitividade para as operações dos nossos parceiros.

As nossas soluções são desenvolvidas a partir da compreensão das necessidades e desafios dos nossos clientes e, baseados nos mesmos, buscamos com os nossos fornecedores os produtos mais adequados e que, portanto, possam gerar mais valor para as suas operações. Para suportar este trabalho, contamos também com a parceria técnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que participa conosco dos projetos de desenvolvimento de novas soluções.

Exemplo deste trabalho pode ser evidenciado nos projetos com a Oxiteno, parceiro há mais de 40 anos da Morais de Castro, com a qual temos desenvolvido soluções sob medida para otimizar a produção dos poços dos nossos clientes. Além da Oxiteno, a Morais de Castro tem desenvolvido também projetos com os mais renomados fabricantes de químicos, a fim de trazer o que há de mais moderno em soluções químicas para o segmento de petróleo e gás.

O portfólio atual de produtos da Morais de Castro está estruturado para atender às diversas etapas produtivas dos nossos clientes (perfuração, fraturamento, extração, estimulação, cimentação, produção, refino, etc.) e compreende não só as principais commodities químicas usadas pelo segmento, como também produtos mais especializados, como preventores de emulsão para poços com alto conteúdo de parafinas, inibidores de corrosão para ambientes altamente ácidos, sequestrantes de H2S, antiespumantes, surfactantes, tensoativos, dentre outros produtos de alta eficiência.

Lista de produtos