Morais de castro investe em sistema de energia solar e aposta na sustentabilidade

 

Como mais um passo para racionalizar o uso dos recursos naturais, a Morais de Castro implantou este ano um sistema de energia solar em sua sede na Bahia, que supre 100% da demanda da unidade. A medida foi adotada como mais uma ação da empresa com foco na sustentabilidade, que é um dos pilares da companhia.

“Fizemos um monitoramento e percebemos que o uso de energia elétrica gerava alto consumo de recursos naturais, além do custo. Pesquisamos alternativas e definimos pela implantação dos painéis de energia solar. Hoje, o sistema já está implantado na unidade inteira”, conta Delma Trindade, gerente de Qualidade e Sistemas de Gestão.

O investimento feito na implantação do sistema é recuperado através da economia com a compra de eletricidade. “Em cerca de quatro anos, os recursos empregados são totalmente pagos e os benefícios para o meio ambiente são permanentes”, enfatiza Delma. O sucesso do projeto está sendo tão positivo que a empresa já está planejando estender a iniciativa para as demais unidades.

Falcão

A decisão de implantar a energia solar na sede da Morais de Castro é mais uma das ações para colaborar com a preservação ambiental. Desde 1992, a companhia mantém uma área de conservação ambiental localizada em seu entorno, com mais de 43 espécies de árvores frutíferas catalogadas, além de um lago com peixes e uma vasta fauna, que inclui tartarugas, micos, aves e outros.

A área conta com um visitante ilustre – um falcão-peregrino, que faz na torre da caixa de água da Morais de Castro sua moradia temporária todos os anos no mês de março. A iniciativa também está alinhada com a sustentabilidade social. Toda a colheita de hortifruti da área é feita por uma pessoa da comunidade do entorno da empresa e é destinada para a sua localidade.

Também na área da sustentabilidade, a Morais de Castro faz parte da cadeia de fornecedores avaliada periodicamente pela EcoVadis, com a certificação Together for Sustainability (TfS). Ela foi criada pelas empresas da indústria química com o objetivo de avaliar e melhorar as práticas de sustentabilidade em suas cadeias de fornecedores. A certificação se junta a outra conquista na área, que foi a obtenção da ISO 14001 em 2007.

Como reconhecimento desta cultura, a Morais de Castro recebeu em 2019 o Prêmio Peróxidos de Sustentabilidade, por meio de um programa de conscientização ambiental promovido pela Peróxidos do Brasil, empresa do grupo belga Solvay. Essa iniciativa envolveu os colaboradores em uma série de atividades relacionadas à sustentabilidade.

No âmbito comercial, a Morais de Castro também tem apresentado novas soluções sustentáveis. Nos últimos anos trouxe matérias-primas de origem renovável, que produzem menor ou nenhum impacto ao meio ambiente e às pessoas frente aos produtos tradicionalmente utilizados pelo mercado. Para os próximos anos, a empresa continuará focada na diminuição e racionalização do uso dos recursos naturais e na introdução de novos produtos sustentáveis.

Lista de produtos